top of page
Buscar

As novas tecnologias

Atualizado: 13 de ago. de 2021

Parte integrante do artigo: As novas tecnologias, capítulo 1 de 3.


Inúmeras tecnologias prometem revolucionar o mundo corporativo, algumas se destacarão nos próximos anos e outras nas próximas décadas. Contudo, estas devem mudar o mundo como conhecemos hoje.


Por Wilson Ziolli

6 de dezembro de 2018.



Foresight? Sim foresight. O que seria foresight? Previsão? Que previsão? Qualquer uma? O que as novas tecnologias tem a ver com Foresight? Por que novas tecnologias? Muitas perguntas sem respostas ou com muitas respostas. Nos próximos artigos, queremos nos aprofundar no futuro da gestão das empresas. Quais seriam as tendências, quais novidades poderão surgir, como ficará a nossa empregabilidade, como poderei me preparar...

Porém, para isso, precisamos entender quais são as grandes tecnologias que estão chegando no mundo corporativo e quais ainda virão. Por que a tecnologia? Porque, simplesmente, ela causará uma revolução ainda maior nas nossas vidas, não somente no lado pessoal, mas profundamente no nosso lado profissional. Todos precisam entender de tecnologia, se quiserem entender o futuro. Então, se quisermos tentar imaginar o futuro da gestão, primeiramente, precisamos entender as tecnologias,que estão por vir. Sendo assim, nesses próximos capítulos, abordaremos as principais tecnologias, seu potencial e quais ainda virão na próxima década. Isto servirá de base para imaginarmos o rumo da gestão corporativa nos próximos anos e nas próximas décadas.

O “Blog TMC Tendências do Mundo Corporativo” não tem a pretensão de acertar, mas apenas imaginar, conjecturar, criar possibilidades com base em fatos reais e com base nas informações disponibilizadas atualmente. Neste artigo “As novas tecnologias” não pretendemos explicar de forma técnica cada tecnologia, mas tão somente explicar de forma, que sirva como base para começarmos a entender cada uma delas, para depois imaginarmos as consequências e os impactos na gestão corporativa, uma vez que se promete uma grande revolução.


O que pretendemos fazer é quase um futurismo ou um Foresight(termo global). Contudo, eu diria, que seria um “imaginismo”, pois Foreisghté um processo sistemático para visualizar o futuro a longo prazo, seus possíveis impactos no campo econômico, social, entre outros, ou seja, são estudos norteado por metodologias e baseado em estudos estatísticos, que geram cenários de possíveis futuros. Portanto, não podemos dizer que se trata de um Foresight, podemos dizer, apenas, que são imaginações ou, talvez, palpites. Portanto, vamos entender quais seriam as principais tecnologias, do que seriam as “Tecnologias do Amanhã” e as “Tecnologias do Futuro”.


Neste início, para facilitar o entendimento sobre as novas tecnologias, seria importante entendermos sua origem e evolução, começando com a criação do computador.

O computador, como todos sabem, revolucionou a indústria e nossas vidas, ampliando as possibilidades e velocidade de tudo que conhecemos, como por exemplo, a informação, a comunicação, decisão, novos produtos e etc. O que se levava um ano para ser realizado, passou a ser feito em poucos minutos. Logo após alguns anos, outro fato, causou um novo grande impacto em nossas vidas, a criação da internet.


Estes dois fatores foram os principais responsáveis por ampliar as nossas possibilidades de realizações. Quanto melhores os computadores, melhor a velocidade de comunicação, melhor internet, maior a possibilidade de evoluir com as tecnologias, produzir melhores materiais, melhores computadores e assim vivemos, atualmente, nessa enorme onda de evolução tecnológica. A cada equipamento melhorado abrem-se novas possibilidades, adquirem-senovos conhecimentos, possibilita-se novas realizações e assim, o ciclo de melhoria contínua foi estabelecido e vem dominando o nosso dia a dia.


Basicamente, com base na evolução destes dois fatores, computadores e internet,estão sendo geradas novas tecnologias. Fazendo uma analogia, o computador e a internet seriam: Adão e Eva, já as novas tecnologias, seus filhos. Cada um com sua característica e evoluindo, às vezes de forma independente dos pais, outra hora, dependente deles, mas sempre conectados como uma família.

De forma livre e sintética, elaboramos o gráfico abaixo, tentando ilustrar de forma simplescomo cada uma dessas tecnologias foi gerada e como vem evoluindo. Novamente, trata-se de um fluxo livre unicamente criado para facilitar o seu entendimento, sem a intenção de retratar com precisão ou detalhes técnicos. Além disso, nos próximos capítulos, iremos mencionar cada uma delas, comentando a sua importância e sua prováveis consequências com foco na gestão das empresas.


Diferenciamos as tecnologias com base em seu grau de maturidade e de utilização no mundo atual. Porém, até mesmo as tecnologiasjá implementadas, ainda não atingiram seu total potencial de utilização, portanto não impactando totalmente na gestão das empresas. Outras já estão sendo estudadas e viabilizadas, contudo ainda sem utilizaçãoem larga escala, porém poderão gerar uma nova onda de transformação em nossas vidas.


Com isso, consideramos que as novas tecnologias mais impactantes para gestão neste momento são BlockChain, Big Data, Automação (RPA – Robot Process Automation), Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). Para um segundo momento em um futuro próximo, talvez, de forma mais impactante, na próxima década, destacamos a Genética, Veículos Autônomos, Nanotecnologia, Ciborgues e os Computadores Quânticos, como os principais fatores de mudança do nosso cotidiano. Todos esses temas serão tratados nos próximos capítulos.


Falando dessa forma, as vezes, é difícil imaginar o impacto que cada uma dessas tecnologias poderá gerar. Contudo, quando olhamos para o hoje, já percebemos a influência destas no nosso cotidiano. As empresas Startups, por exemplo, são empresas criadas com base nestas novas tecnologias, pois assim, conseguem atingir maior quantidade de clientes, mantendo um custo operacional baixo e, portanto, as tornando competitivas.

Esse formato disruptivo gerou uma forma diferente de negócio em sua maioria. O foco tornou-se o serviço e o compartilhamento. Por exemplo, o AirBnB é a maior empresa de hospedagem e não possui um único hotel. O Uber, a mesma coisa, é a maior empresa de transporte de pessoas e não possui um único veículo. Tal fórmula ainda possui um grande potencial, inclusive em mercados sólidos, como o automobilístico. Segundo o CEO da Mercedes Benz, os concorrentes da Mercedes não são mais as empresas automobilística, e sim empresas como a Google, Apple, Amazon, entre outras. Demonstrando assim, que o futuro da indústria automobilística não será mais a venda de automóveis, mas sim, o compartilhamento de veículos ou os veículos autônomos.


Esses exemplos são apenas os mais conhecidos dentre muitos outros. Há muito o que entender e imaginar para o mundo corporativo nos próximos anos, compreender como a gestão irá lidar com esse tsunami de inovações que estão surgindo e como nós iremos nos adaptar.

bottom of page